Caixa dos fios

17.8.08

Nos meus sonhos

sonho com uma pequena casa cheia de gente numa aldeia alentejana. Amigos que se juntam a nós num fim-de-semana, ou mesmo numas férias. Chegam já à noite, pouco depois de nós, que só tivemos tempo para descarregar o carro e que estacionei de forma a que caiba mais um ou dois. Os miúdos, cansados da viagem pedem cama. O quarto deles tem dois beliches, onde dormem os filhos dos amigos, que hão-de dormir no outro quarto, o quarto das visitas.
De manhã acordamos todos com a excitação dos miúdos, as correrias para a piscina, o " mãe enche-me as braçadeiras!", mães e pais a chamar pelas crianças para que venham tomar o pequeno almoço antes de saltarem para a piscina. Depois sentamo-nos nós, à sombra, porque mesmo de manhã está quente e saboreamos a nossa farta mesa de pequeno-almoço, por entre gritos e risos das crianças. Entre vigílias às crianças e mergulhos na piscina, deixamos que o stress dos dias nos abandone e pomos a conversa em dia. Almoçamos na mesma mesa, o pão alentejano, a manteiga, o leite, o café e cª dão lugar a saladas de verão. Depois de almoço, uns aproveitam e fazem sestas outros preguiçam à sombra junto à piscina eu, escolho recolher-me numa das redes propositadamente colocadas entre as duas árvores que lhes fazem sombra. Chegado o fim de tarde fazemos grelhados no carvão por entre mergulhos e amena cavaqueira bem regada de sangria para refrescar. O jantar está na mesa, começa a escurecer, acendemos as luzes da rua e as velas e, vamos ficando à volta da mesa em animada tertúlia que continuará muito depois dos mais novos se terem rendido ao sono.
E são assim, os fins-de-semana e férias nos meus sonhos.