Caixa dos fios

31.8.10

mais corte que costura

imagem: daqui

Eu até sou uma rapariguinha prendada, como diria a minha avó ou, não tivesse sido ela a ensinar-me muito do que sei hoje e, que muito boa gente acha desnecessário saber fazer. Com ela aprendi a fazer croché, tricot, a bordar, a coser à mão e à máquina. Tinha eu uns 6 anos quando, depois de muita insistência consegui que ela me sentasse à frente de uma Singer daquelas antigas com pés de ferro sem ser para eu fingir que estava a coser. Devo ter cosido torto muitos trapos para treinar, mas a verdade é que me lembro que algum tempo depois a costura até me corria bem e as bonecas da minha prima até tinha algumas roupas feitas por mim. Depois deixei-me de costuras, havia uma vida lá fora, horas para passar ao telefone, tardes inteiras a ver o Countdown, diários para escrever, músicas para ouvir com os olhos postos no tecto e, convenhamos que, há vinte anos atrás, não era bem visto pelos meus pares que alguém gostasse deste tipo de actividades [tão parvos que conseguimos ser na adolescência], mas a verdade é que mesmo que me estivesse a marimbar para o que os outros pensavam [sabedoria que só adquiri alguns anos mais tarde], a máquina também já não estava ali ao lado como na minha infância.
Há uns meses, a propósito de algo que já não me lembro, passou-me uma coisa pela cabeça e, depois de muito investigar neste mundo que é a net, lá encontrei uma máquina de costura. Encomenda feita, encomenda paga, encomenda entregue e, encomenda arrumada.
Pois que, hoje deu-me para desarrumar a encomenda e pôr as unhas na dita. Máquina montada à minha frente, linhas e agulhas a postos e vai de tentar num trapinho [tal como a avó ensinou]. Mal. Correu muito mal. A partir daqui a noite passou-se entre lições do youtube [que falta faz uma avó, senhores!] e num corropio de tira e põe linha e enfia agulha, tira e põe carreto e puxa a linha, experimenta no trapo, corta a linha, tudo em modo de pescadinha de rabo na boca. Até que resolvi apanhar o desperdício de linhas que já ia nesta mesa e desliguei a máquina. Eu que não sou menina de desistir, mas também sou inteligente para perceber que já entrei no labirinto do erro e não vou conseguir sair dele, um dia destes agarro na máquina e vou ter com quem sabe.
Nada como ter amigas ainda mais prendadas do que eu.