Caixa dos fios

21.7.08

dedicatória I: Curiosidades dos mares


O Tubarão Martelo é o único animal aquático que apanha queimaduras solares.

Os tubarões são imunes ao cancro.

Todos os anos há mais mortes causadas por abelhas do que por tubarões.

Alguns tubarões conseguem ficar parados e continuar a respirar abrindo e fechando a boca para bombear água para as guelras.

Os tubarões já existem há mais de 350 milhões de anos.

Os dentes dos tubarões estão sempre a renovar-se. Quando perde um dente, tem logo uma fileira de dentes novos atrás. O tubarão consegue renovar toda uma dentadura em uma semana.

Quando os tubarões dão uma dentada, os olhos viram-se para trás e os dentes inclinam-se para a frente.

Muito poucas espécies de tubarão têm sangue quente.

Os tubarões macho distinguem-se das fêmeas pelos dois pénis que possuem na zona pélvica. Cada um desses pénis pode ter 1 metro de comprimento. No entanto, os tubarões macho apenas copulam com um dos pénis e não se sabe para que serve o outro.

A pele do tubarão é composta por pequenos dentes chamados Dentículos. O corpo dos tubarões é todo composto por cartilagens. Eles não têm ossos.

A capacidade dos tubarões encontrarem as suas presas a distâncias tão grandes é devido aos poros minúsculos que se encontram no seu nariz, chamados Ampolas de Lorenzini. As Ampolas de Lorenzini detectam as mais pequenas descargas eléctricas, identificando assim onde estão as presas.

Se virares um tubarão de cabeça para baixo, ele entra numa espécie de transe e não se move, no entanto, quando o viras para a sua posição normal, ele destrói tudo o que encontra pela frente.

O maior peixe conhecido é o Tubarão Baleia. Pesa 20 toneladas e mede 12 metros.

Um tubarão consegue cheirar 1 parte de sangue em 100 partes de água.

O instinto assassino do Tubarão manifesta-se quando ele ainda está na barriga da mãe. Durante as gestações, vários embriões lutam entre si e apenas o mais forte nasce.

O tubarão é o único peixe que pode piscar os dois olhos.

Os côcos matam mais pessoas no mundo do que os tubarões. Os côcos matam cerca de 150 pessoas por ano.