Caixa dos fios

25.12.09

a quem?

Com toda a falta de modéstia, assumo-me como uma pessoa civilizada. Como tal, e já o disse aqui n vezes, o meu espelho não mostra apenas o reflexo do meu umbigo. Mas eu, às vezes, até percebo as pessoas que se estão a marimbarporquequemvieratráséquefechaaporta, percebo, mas irrita-me. Irrita-me porque acho que se todos nós fizessemos um bocadinho que fosse, se todos pusessem o nariz de fora da bolhinha onde vivem, tudo era mais fácil PARA TODOS.
Mas como eu dizia, às vezes até percebo a capacidade de abstração de algumas pessoas, ora porque sabem à partida que ninguém faz nada ou não sabem a quem recorrer ou porque se estão literalmente nas tintas para os outros [e para si também].

Vinha eu no IC19, [que descobri hoje que se chama Radial de Sintra, mas isso agora não vem ao caso] e vejo um cão de porte médio/grande na berma do lado da estrada. Ora está escuro, está a chover, além de prever um triste fim para o pobre animal, que por si só já era pensamento suficiente para me fazer agir, prever que um carro se pode despistar e sabe-se lá mais o que poderia advir daí, resolvi telefonar para a esquadra da PSP. É claro que o sr. Agente foi muito simpático, mas também o senti à nora sem saber muito bem o que fazer ou se valeria a pena fazer alguma coisa. Eu também entendo que entre assaltantes, possíveis homícidas, violadores e agressores o desgraçado do cão a vaguear em pleno IC19 pode parecer um santinho. Poder, pode, mas se o mesmo desgraçado resolver atalhar caminho pela faixa de rodagem e além de ser atropelado ainda resultarem feridos e quiçá mortos de um hipotético acidente, o mesmo cão deixa de ser tão inóquo, ou não?

E é por estas e por outras que eu até entendo quem vê mas assobia para o lado, entendo, mas não consigo fazer o mesmo, é mais forte do que eu e só me dá vontade de desatar à estalada quando me dou ao trabalho de tentar explicar ao Sr. agente que a coisa pode correr mal e que alguém tem a obrigaçaõ de fazer alguma coisa antes e não só quando são chamados para tomar nota da ocorrência e dos números para aumentar a estatística dos acidentes em época natalícia por culpa do alcool ou do tão afamado excesso de velocidade porque que eu saiba ainda não existe estatística que contabilize o número de acidentes provocados pela inércia das autoridades. Não existe mas devia.