Caixa dos fios

8.9.10

a blogoesfera de antes

[isto pode parecer um anuncio de hipermercado, mas não é].
Eu sou do tempo em que a blogoesfera tinha outro encanto [ahhh, eu sei que antes de eu me meter nestas andanças já haviam dinossauros e tubarões e que sou uma criança ao pé de muita gente que ainda aí anda], antes de aparecem Facebooks e Twitters que vulgarizaram a passagem de opiniões, desabafos, partilhas de músicas e fotografias havia uma blogoesfera muito mais actualizada. Bloggers que se sentavam à frente de uma caixinha de redacção e escreviam o que lhes ia na alma para quem quisesse ler. Já o disse aqui por diversas vezes, conheci pessoas antes mesmo de as conhecer. Li blogs de fio a pavio, segui babyblogs onde me ri com as tiradas dos miúdos, comovi-me com outros, ri-me com muitos mais. Antes de existirem farmvilles e mafias wars, os que lá estão neste momento a jogar, a pôr a conversa em dia, a comentar, sentavam-se à frente desta caixinha onde escrevo e actualizavam os seus blogues, do outro lado do monitor alguém os lia, seguia e comentava. Mantenho a minha rotina, escrevo quando me dá na real gana [nem sempre O que me dá na mesma] e leio regularmente os que sempre li e se mantêm, outros que por intermédio de um comentário ou de um link me vão aparecendo e me suscitam curiosidade. Com tristeza tenho vindo a assistir à morte de muitos por abandono, estão lá, ninguém os fechou ou disse adeus ou escreveram FIM, mas acho que já nem respiram, pelo menos não mexem nem pestanejam.
Tenho muitas saudades do tempo em que a blogoesfera era quase uma aldeia, em que os comentadores se repetiam em vários dos blogues que ia lendo. Muitas das pessoas que lia e que ainda mantêm os seus blogs com respiração assistida eu conheço-as pessoalmente, não são apenas contactos virtuais, não preciso do blogue para saber se estão bem, se o filho passou o ano ou se nasceu um dente, basta-me pegar no telemóvel que está sempre à mão e é mais rápido, mas lê-los tinha outro sabor. Gosto da palavra escrita, tem outro sentimento, também é verdade que não tem tom, posso interpretar de forma errada o que lá está, mas aí também reside a magia de ler. E uma pessoa chegava ao blog e cuspia as entranhas dos sapos que era obrigada a engolir e apareciam logo não sei quantos comentários com saquinhos de plástico para amparar o vómito. Também tenho saudades das trocas de comentários, a sério ou a brincar, dançar nas caixinhas nem sempre é fácil, mas quando se encontram "parceiros" à altura torna-se emocionante, pouco se compara à espera de uma resposta numa "discussão" nas caixas de comentários. Mas tudo isto era antes, antes de vocês estarem todos a jogar farmville e a trocarem piropos no FB ou no Twitter, agora enquanto escrevo, olho para a barrinha à direita e poucos são os que são actualizados regularmente. De repente ninguém quer escrever, poucos são os que se dão ao trabalho de comentar, os Dinossauros estão quase todos a dormir [leia-se facebookar e twittar] e o tubarão parece-me que é o único que ainda se vai mexendo neste mar cada vez mais voltado para o cor de rosinha, é pena porque eu gostava da blogoesfera jurássica.