10.11.09

encaixes perfeitos

Tenho aprendido ao longo da vida que não há relações perfeitas, se as pessoas não o são, dificilmente haverá um resultado perfeito quando se juntam numa relação, seja ela qual fôr. Acredito que existem encaixes perfeitos, isso é outra história. Pessoa que moldada com a sua forma, perfeitamente indistinta de qualquer outro ser, algures existirá uma outra alminha com quem encaixe na perfeição. Este encaixe, no meu ponto de vista, pressupõe complemento. Duas pessoas encaixam e complementam-se. Acredito. Mas eu também acredito em histórias de amor por isso não sou fonte fidedigna para o assunto. Adiante.
Acredito em encaixes perfeitos, mas a vida também me ensinou que de nada vale usar abafadores, a minha avó usou um toda a vida, tinha forma de bicho [não me lembro qual] e servia para tapar o bule do chá e mantê-lo quente. Usou um também no seu casamento. Um abafador num casamento pode dar muito jeito mas não resolve nada, com ou sem abafador o chá arrefece, mais cedo ou mais tarde. Eu também usei um abafador, não no chá, que não gosto, bebo, mas a minha praia é o café, que se quer bebido logo depois de servido sem abafadores porque não há cá folhinhas para abrir. [Isto dava um tema de estudo...]. Voltando ao abafador e ao casamento; usar um abafador no casamento é para mim a melhor forma de dizer que se está nele exactamente a fazer mesmo que os três macacos fazem na minha estante, não se ouve o que não se quer ouvir, não se diz o que se tem vontade de dizer e não se vê o que não se quer mesmo que esteja à frente dos nossos olhinhos. E assim, temos o casamento cor-de-rosa, a suprema história de amor. Ninguém se chateia, ninguém discute e vai-se engolindo a seco tudo o que houver a engolir.
Eu tive uma relação assim. Não discutíamos porque não havia nada para discutir. Também não dizia o que tinha para dizer, umas vezes apenas porque não me apetecia, outras porque era tão fora do contexto que se ia perder na conversa, outras ainda, pelo medo de ser julgada. Fingi muitas vezes que estava tudo bem, que nada se passava enquanto sentia o meu mundo desmoronar. Se o dia no emprego tinha corrido mal, qualquer assunto do outro lado era mais importante do que o meu, por isso calava-me, e também me calava porque não havia entendimento, a verdade é essa, nós se falássemos, não nos entendíamos. Por isso fomos falsos felizes até ao dia em que já não havia nada. Tarde de mais.
História de amor, encaixe perfeito ou apenas encaixe é preciso sintonia. Não precisamos gostar todos do mesmo, não é preciso ter os mesmos temas de conversa, não é preciso... tanta coisa que não é preciso, quando apenas é preciso sintonia. Sintonia no tempo e na forma. Sem isso seremos falsos felizes até ao dia em que acaba.