2.11.09

coração de Leão


Desde que me lembro de ser gente que me lembro que o meu tio é doente pelo Sporting. Claro que com um doente em casa eu só podia ter iniciado as minhas lides de ginasta no Sporting e pela mesma razão, aprendi a nadar na já desactivada piscina do Campo Grande. Lembro-me de ver muitas vezes o sr. que cobrava as quotas especado lá à porta enquanto a minha avó ia buscar o porta moedas. Sócios, éramos 3, eu , o doente e a minha mãe que na altura fazia umas ginásticas de manutenção. Depois fui para o Colégio, onde tinha aulas de educação física de duas horas duas vezes por semana, incluíam ginástica e natação. Durante uns tempos ainda me mantive no Sporting mas acabei por abandonar depois de uma lesão numa preparação de um sarau [Graças a Deus que eu não tinha pachorra para saraus.] Mas mesmo tendo deixado de ser ginasta do Sporting o bichinho verde e branco ficou. Ao longo da minha vida fui seguindo mais ou menos de perto os amargos de boca e as alegrias [estas infeizmente em menor número]. Umas épocas papo os jogos todos e até vou ao estádio outras parece que ando a leste do paraíso, como é o caso esta época.
De qualquer forma e, este ano não conta que eu ando a leste do paraíso em muita coisa, a verdade é que desde que o Paulo Bento é treinador da equipa que sigo muito mais atentamente o Sporting. Gozem com a traquilidade dele, com o cabelo, com o que quiserem, mas eu gosto dele e pronto. Sim! Gosto! Foi por causa dele que me fiz sócia novamente. É por acreditar nele que continuo a pagar quotas e se o tiram de lá deixo de as pagar em três tempos.
Infelizmente hoje sinto-me envergonhada por ser Sportinguista e não tem a ver com o empate, que até podia ter sido derrota, isso não me envergonha. O que me envergonha são cenas como as que aconteceram no estádio. Pessoas [arruaceiros, desocupados e frustados de pila pequena] a quererem agredir os jogadores e o treinador. Não gostam, não vão. Querem-se manifestar contra o clube? Vão ao estádio, mas não entrem, fiquem do lado de fora civilizadamente em sinal de protesto, deixem as bancadas às moscas. Agressão, não!
Quanto às claques, existem para apoiar as equipas, têm acessos facilitados e condições especiais, mesmo que a equipa esteja a levar uma abada têm obrigatoriamente de continuar a torcer, têm de aplaudir no final, não são adeptos, são claque.